A luta de classes diante do Estado e da Autogestão


Edmilson Marques apresenta uma obra fundamental para discutir temas políticos fundamentais, a partir da ideia de luta de classes, tais como Estado, democracia representativa, cidadania, eleições, greves, autogestão social.


Título: Estado, Luta de Classes e Autogestão Social

Autor: Edmilson Marques

Editora: Edições Enfrentamento.

Edição: 01.

Ano da publicação: 2021

Tamanho: 14/21

Páginas: 148

Coleção/Série: Temas e problemas sociais.

ISBN:

ISBN EBOOK:


Contracapa


Edmilson Marques, na presente obra, aborda várias questões sociais, com destaque para a questão do Estado, da luta de classes e da autogestão social. Partindo de uma análise crítica da sociedade capitalista, o autor mostra os vínculos entre o Estado e a luta de classes, bem como analisa alguns de seus elementos derivados: a democracia representativa, o processo eleitoral e a cidadania. Por outro lado, o autor mostra a relação desses processos com a questão da autogestão social, a promessa de uma nova sociedade pós-capitalista. Nesse contexto, a luta de classes reaparece através das lutas e greves operárias, mostrando o seu potencial revolucionário que pode gerar a sociedade autogerida. Trata-se de uma leitura fundamental para pensar as lutas sociais e a possibilidade de transformação social no mundo contemporâneo.


Texto da Orelha


A sociedade moderna é uma fábrica de ilusões e de desilusões. Algumas das principais ilusões geradas pelo capitalismo são o Estado, a democracia representativa, as eleições e a cidadania. Edmilson Marques busca demolir essas ilusões e a partir disso busca trabalhar a possibilidade de superação da situação que gera ilusões. Nesse sentido, o autor aborda a questão das greves e suas formas, a questão das classes e suas lutas, bem como a possibilidade da autogestão social.


Biografia


Edmilson Marques é professor da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Norte/sede Uruaçu; Graduado em história (UEG); Especialista em Ciência Política (UEG); Mestre em História (UFG); Doutor em História (UFG) e pós-doutor pela UFG. É integrante do conselho editorial da Revista Espaço Livre. É autor do livro História em Quadrinhos: Valores e Luta Cultural (Curitiba: Appris, 2018). Organizador da coletânea Representações Cotidianas: Teoria E Pesquisa (Curitiba: CRV, 2018).


Onde Comprar?

Livraria Redelp

Outras Livrarias.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram