A História do Marxismo Recontada


O marxismo foi fundado por Marx e Engels e desenvolvido por Lênin, sendo que, posteriormente, Trotsky, Stálin, Mao desenvolveram a sua parte política e Lukács, Gramsci e Escola de Frankfurt desenvolveram seus aspectos sociológicos e metodológicos. Essa é a estorinha contada sobre o marxismo e mais parece um conto de fadas. A história dos vencedores remete ao bolchevismo, a principal forma de deformação do marxismo. O livro de Paul Mattick e Steven Gouldner, com prefácio crítico de Marcus Gomes, aponta para a superação dessa versão falsificadora da história do marxismo. Paul Mattick, um dos mais importantes marxistas do século 20, realiza uma discussão que recoloca em questão o passado, presente e futuro do marxismo, colocando a social-democracia e o leninismo como deformações da concepção inaugurada por Karl Marx. Steven Gouldner realiza o mesmo processo, porém, sob forma diferente, mostrando o vínculo entre as deformações do marxismo e a classe burocrática. É uma obra importante para quem quer superar as falsificações sobre a história do marxismo.


Título: O Marxismo na História

Autor: Paul Mattick; Steven Gouldner

Editora: Edições Enfrentamento

Páginas: 102

Edição: 01

Ano: 2020

ISBN: 978-65-88258-03-3


SINOPSE:


O marxismo tem uma longa história desde o seu surgimento no século 19. Paul Mattick aborda o passado, o presente e o futuro do marxismo numa perspectiva crítica e revolucionária, mostrando como houve um processo histórico que provocou diversos revezes na expressão teórica do movimento revolucionário do proletariado. Steven Gouldner, por sua vez, mostra as mutações do marxismo e seus vínculos com as lutas de classes, o que explica as suas formas de desenvolvimento e suas deformações. Ambos apresentam uma perspectiva crítica da história do marxismo e realizam a crítica do pseudomarxismo expresso pela social-democracia e bolchevismo. É uma obra importante para entender a longa história do pensamento marxista.


Comprar (livro impresso).

Ebook (veja na aba superior, item "onde comprar").


Texto da Orelha

O marxismo foi fundado por Karl Marx e depois de lançar os primeiros textos e consolidar a concepção marxista, ele foi se popularizando e perdendo sua radicalidade inicial. Não apenas a social-democracia, mas também o bolchevismo, promoveram uma deformação e adequação do marxismo ao capitalismo. Assim, o kautskismo, o leninismo, o stalinismo, o trotskismo, entre outras ideologias pseudomarxistas, falsificaram as principais ideias de Marx, recuperadas parcialmente por Rosa Luxemburgo e mais profundamente pelo comunismo de conselhos e marxismo autogestionário. Os textos de Paul Mattick e Steven Gouldner explicar grande parte desse processo que é parte da história do marxismo.

Sobre os autores

Paul Mattick é um dos principais representantes do comunismo de conselhos, sendo autor de diversos livros de grande importância na história do marxismo, tais como Marx e Keynes e Crises e Teoria das Crises, além de diversos artigos.


Steven Gouldner é um representante do marxismo autogestionário e ensaísta que contribuiu com vários textos sobre marxismo e outros temas importantes para a compreensão da sociedade capitalista.

22 visualizações
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram