top of page

Para entender a história da humanidade!

A Consciência da História é uma obra que trata da evolução da percepção humana sobre o seu próprio desenvolvimento histórico. Nildo Viana mostra como ocorre um processo de desenvolvimento da consciência humana sobre a história das sociedades, culminando com a teoria da história de Marx, bem como apresenta uma síntese dessa concepção e uma crítica dos seus deformadores, críticos e concepções antagônicas. Viana apresenta ensaios esclarecedores sobre o que é o materialismo histórico, a dialética, como essas concepções podem ser utilizadas para analisar a história e a realidade em geral, numa perspectiva crítica e revolucionária. Ao lado disso, apresenta uma crítica das ideologias e concepções sobre história e sociedade que expressam uma estagnação da consciência da história.




Para Comprar:


Título: A Consciência da História


Subtítulo: Ensaios sobre o Materialismo Histórico-Dialético


Autor: Nildo Viana


Editora: Edições Enfrentamento.


Edição: 03.


Páginas: 258


Formato: 14x21


Ano da publicação: 2024


ISBN: 978-65-88258-54-5


ISBN (EBOOK): 978-65-88258-60-6


TEXTO DA ORELHA:


Nildo Viana, nos seus ensaios sobre o materialismo histórico-dialético, traz de volta a radicalidade perdida do marxismo. Por um lado, a partir de Marx e Korsch, retoma o caráter revolucionário da dialética e do materialismo histórico; por outro, realiza a crítica das deformações do marxismo e das ideologias burguesas. A reconstituição do verdadeiro caráter do marxismo, aviltado pelo pseudomarxismo, traz um duplo processo de contribuição teórica: a retomada do materialismo histórico e do método dialético, unindo o lado demolidor da crítica revolucionária ao lado propositivo da teoria da história e da reflexão sobre o método.



BIOGRAFIA



Nildo Viana é professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e autor de diversas obras, entre as quais “O Manifesto Autogestionário”; “O Modo de Pensar Burguês”; “Karl Marx: A Crítica Desapiedada do Existente”; “O Fim do Marxismo e Outros Ensaios”; “Escritos Metodológicos de Marx”; “A Teoria das Classes Sociais em Karl Marx”; “Memória e Sociedade”; “Cérebro e Ideologia”, “Heróis e Super-Heróis no Mundo das Histórias em Quadrinhos”; “A Concepção Materialista da História do Cinema”.

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram
bottom of page