Revolução Russa e Revolução Mundial segundo Gorter




Herman Gorter, um dos principais representantes do comunismo de conselhos, realiza uma análise crítica do bolchevismo e e da Revolução Russa de 1917 em sua obra A Revolução Mundial. Com o prefácio esclarecedor de Rubens Vinicius da Silva, a obra é fundamental para quem quer compreender melhor um dos mais importantes teóricos do comunismo de conselhos e ter acesso a uma perspectiva crítica e revolucionária da Revolução Russa.



Título: A Revolução Mundial

Autor: Herman Gorter

Editora: Edições Enfrentamento.

Edição: 01.

Ano da publicação: 2021

Páginas: 90

ISBN: 978-65-88258-13-2

ISBN EBOOK: 978-65-88258-14-9


SINOPSE


A partir de 1917 o problema da revolução russa se entrelaça com o da revolução mundial. Esse tema esteve presente na discussão política das organizações políticas revolucionárias e progressistas em geral. Os bolcheviques e outros colocam o sucesso da revolução russa na dependência de uma revolução mundial, ou, pelo menos, na Alemanha. Gorter realiza uma análise crítica do significado da revolução russa e mostra o seu caráter burguês, bem como analisa suas condições, os erros dos bolchevistas, bem como suas possibilidades. Gorter apresenta uma análise internacional da situação da revolução russa e coloca a necessidade de uma nova internacional, a Internacional Comunista Operária, em oposição à III Internacional.


Herman Gorter (1864-1927), poeta e comunista conselhista, foi um dos mais importantes militantes políticos do início do século 20 no bloco revolucionário. Assim como muitos outros em sua época, iniciou sua militância como social-democrata dissidente, aderiu ao socialismo radical e, por último, foi um dos fundadores do comunismo de conselhos, se posicionando ao lado de outros importantes marxistas da época, como Anton Pannekoek, Karl Korsch, Otto Rühle, Helmutt Wagner, entre outros.


Disponível nas livrarias (impresso e ebook).

Comprar.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram