A Consciência segundo Marx

A filosofia, a ciência, a religião e diversas outras formas de consciência já tematizaram a própria

consciência. E até hoje não há consenso sobre isso. Uma das concepções mais complexas, desenvolvidas e aceitas sobre a consciência é a de Karl Marx. Marcus Gomes


organizou uma coletânea de textos que abordam a concepção de Marx sobre a Consciência. O que é a consciência? Esse é um dos temas abordados, bem como o materialismo histórico, a dialética, o idealismo, a ideologia, a autoconsciência da humanidade. Com textos de Carlos Henrique Marques, Felipe Andrade, Lisandro Braga, Lucas Mais, Marcus Gomes e Nildo Viana, é uma obra fundamental para entender a concepção marxista de consciência.


Título: Marx e a Questão da consciência. Organizador: Marcus Gomes.


Autores: Marcus Gomes, Carlos Henrique Marques, Felipe Andrade, Lisandro Braga, Lucas Maia, Nildo Viana. Editora: Edições Enfrentamento. Edição: 01. Ano: 2020. Páginas: 164.

ISBN: 978-65-00-04827-8 SINOPSE: A consciência, sob as mais variadas formas, tais como a ciência, a filosofia, o “senso comum”, a religião, sempre foram alvos de análises, reflexões, especialmente no âmbito da ciência e da filosofia. Marx foi um dos pensadores que mais desenvolveu análise da consciência e suas formas. A coletânea organizada por Marcus Gomes busca analisar elementos da teoria marxista da consciência. Assim, temas fundamentais no pensamento de Marx, como a ideologia, a dialética, a autoconsciência, o materialismo histórico, o conceito de consciência, a crítica do idealismo, entre outras relacionadas, são analisados a partir de uma perspectiva crítica que visa resgatar a análise marxista da consciência e livrá-la das deformações e simplificações que acometeram essa concepção. Essa é uma leitura importante para quem quer compreender Marx e a questão da consciência.


Comprar


89 visualizações
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram