A episteme marxista em O Capital, de Karl Marx


Lucas Maia lança nova obra, agora tematizando a manifestação da episteme marxista em O Capital, de Karl Marx. Uma análise rigorosa da obra máxima do fundador do marxismo demonstrando a sua essência revolucionária e como expressa a perspectiva do proletariado e desenvolve novos campos mentais em antagonismo com a episteme burguesa. A partir dessa leitura ficará mais fácil compreender O Capital em sua base epistêmica.


Título: Leitura Epistêmica de O Capital

Autor: Lucas Maia

Editora: Edições Enfrentamento.

Edição: 01.

Ano da publicação: 2021

Tamanho: 16/23

Páginas: 250

ISBN: 978-65-88258-27-9

ISBN EBOOK: 978-65-88258-30-9


Onde Comprar


Sinopse:

Qual o significado político, metodológico, linguístico, de O Capital? Lucas Maia, a partir da teoria da episteme, apresenta uma leitura inovadora e profunda da obra máxima de Karl Marx. Ao contrário das leituras 'econômicas', Lucas Maia demonstra que O Capital é muito mais do que uma obra econômica, é uma obra política, utópica, que traz uma ampla revolução axiomática, analítica, linguística e perceptiva. Para tanto, o autor discute a teoria da episteme e seus elementos constitutivos, bem como analisa a episteme marxista e sua manifestação em O Capital. Uma leitura pormenorizada, profunda, original, que enfatiza a questão da episteme marxista em um dos seus principais momentos de aprofundamento. Essa obra é fundamental para quem quer entender O Capital e, mais do que isso, compreender o marxismo e o conjunto da produção intelectual de Karl Marx. A obra de Lucas Maia é um avanço interpretativo que supera as simplificações, as leituras ideológicas e deformações de uma obra muito citada, mas pouco compreendida.


Texto da orelha:


O Capital, de Karl Marx, é considerada uma das obras mais complexas desse autor e por isso foi resumida, comentada, analisada, por diversos outros autores. Lucas Maia não tem o objetivo de sintetizar, comentar ou analisar O Capital. O seu objetivo é mostrar como essa obra manifesta a Episteme Marxista, ou seja, todos os elementos característicos do modo de pensar marxista. A partir de uma reflexão sobre o conceito de episteme e análise dos seus elementos constitutivos, o autor faz uma análise profunda da obra de Marx, mostrando os valores que a embasam, o método utilizado, a linguagem desenvolvida, bem como o seu campo perceptivo, ou seja, o tema que é abordado. Assim é demonstrada a coerência de O Capital, no qual se inicia com a perspectiva do proletariado e se encerra com a percepção da historicidade do capitalismo e sua tendência para o esgotamento e a sua substituição por uma nova sociedade, concluindo que se trata de uma obra utópica, no sentido blochiano de uma “utopia concreta”. A obra se manifesta, portanto, como uma leitura original e importante de O Capital e de grande interesse para aqueles que querem entendê-la.


Biografia


Lucas Maia é militante autogestionário, doutor em Geografia e pós-doutor em Sociologia. É professor do Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida de Goiânia. Desenvolve pesquisas sobre a obra de Marx e o marxismo, debatendo a constituição, desenvolvimento e tendências do pensamento marxista. A partir de uma produção intelectual engajada, dedica-se ao estudo de diversos fenômenos políticos como movimentos grevistas, movimentos sociais, movimento operário, Estado, partidos, sindicatos, organizações autônomas, experiências revolucionárias etc., apreendendo-os como modos pelos quais se manifesta a luta de classes. É editor da Revista Enfrentamento e colabora em inúmeros periódicos. Tem vários artigos publicados em revistas, bem como capítulos de livros. É autor dos livros Comunismo de Conselhos e Autogestão Social (Rio de Janeiro: Rizoma Editorial, 2015)), Nem Partidos, Nem Sindicatos: a Reemergência das Lutas Autônomas no Brasil (Goiânia: Edições Redelp, 2016) e As Classes Sociais em O Capital (Goiânia, Edições Redelp, 2020).

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram