Afinal, o que é comunismo?


Carlos Henrique Marques apresenta, no terceiro volume da coleção Esclarecimento, uma explanação geral sobre o significado do comunismo. Uma palavra que é entendida sob diferentes formas, gerando vários significados e muitos mal-entendidos, e é perpassada por interesses e divergências variadas, necessita de uma obra que realize uma contextualização histórica de seu surgimento e usos. Nessa obra, o leitor poderá entender a origem do termo, seu significado no pensamento de Marx e as concepções posteriores, bem como uma reflexão sobre os países considerados "socialistas". Obra essencial para quem quer saber o que significa comunismo.


Título: O Que é Comunismo?

Autor: Carlos Henrique Marques.

Editora: Edições Enfrentamento.

Coleção: Esclarecimento 03

Edição: 01.

Ano da publicação: 2022

ISBN: 978-65-88258-41-5

ISBN (EBOOK): 978-65-88258-42-2

Páginas: 112


Sinopse

O comunismo é uma palavra que era pronunciada em voz baixa nos regimes ditatoriais e foi considerado como o paraíso ou o inferno na terra, dependendo de quem se referia a ele. Temido e odiado por muitos, amado e desejado por outros, entendido sob formas diferentes pelos seus defensores, o comunismo ainda é um mistério para a maioria da população. Carlos Henrique Marques explica o que é comunismo mostrando seu surgimento como ideia e suas mutações, bem como as diferentes concepções ao seu respeito, esclarecendo o seu significado e superando as mistificações em torno dessa palavra polêmica e polissêmica. É uma obra fundamental para entender o que é o comunismo e para fugir das deformações e simplificações e, ao mesmo tempo, é uma obra acessível e introdutória.


Orelha do livro

Um fantasma ronda a Europa, o fantasma do comunismo, disse Marx em 1848. A palavra comunismo se tornou, posteriormente, um fantasma, um espantalho, provocando medo nos conservadores e capitalistas e na população mal informada sobre o seu verdadeiro significado. O que é comunismo? Quando surgiu a palavra e quais seus significados na história do capitalismo? Carlos Henrique Marques analisa a gênese da palavra comunismo, a concepção marxista de comunismo e as concepções posteriores, mostrando a mutação de sentido da palavra e até seu abandono por causa de sua deformação.


Biografia do autor


Carlos Henrique Marques é sociólogo e autor de diversos artigos, bem como pesquisador do assim chamado “movimento socialista” (ou “comunista”) em suas diversas tendências, e vem pesquisando o marxismo e outras concepções políticas próximas há mais de 30 anos.


Onde Comprar: Livraria Redelp | Outras Livrarias


Resenhas (em breve)


Entrevista (em breve)


Booktrailer (em breve)

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram