Lênin como burocrata e ideólogo!


Lênin é considerado por muitos como um dos "clássicos" do marxismo. Porém, ele é criticado por diversos outros marxistas e uma parte desses afirmam que a sua concepção é não-marxista. Aline Ferreira e Gabriel Teles trazem uma contribuição a esse debate ao destacarem o vínculo de Lênin, bem como sua ideologia justificadora de tal vínculo. Assim, Lênin: Burocracia e Ideologia é uma obra fundamental para quem quiser conhecer o pensamento daquele que foi o principal dirigente e ideólogo bolchevique.


Título: Lênin: Burocracia e Ideologia

Autor: Aline Ferreira, Gabriel Teles

Editora: Edições Enfrentamento.

Edição: 01.

Ano da publicação: 2021

Páginas: 182

ISBN: 978-65-88258-21-7

ISBN EBOOK: 978-65-88258-22-4


SINOPSE


Lênin é considerado um dos grandes nomes do pensamento comunista e o responsável pela primeira revolução socialista da história. A obra de Aline Ferreira e Gabriel Teles aponta para uma análise que contradiz essa interpretação. Lênin é apresentado como um ideólogo da burocracia. Assim, o processo de burocratização da Rússia pós-revolucionária não seria um produto posterior a Lênin e sim contemporâneo dele. Lênin pode ser considerado um dos principais responsáveis pela burocratização e derrota do movimento operário na Rússia. Analisando o seu materialismo mecanicista, a sua ideologia da transição, o seu vínculo com o taylorismo, os autores mostram a relação entre Lênin, a burocracia e a ideologia.



“A burocratização da Rússia se iniciou com Stálin”, “o capitalismo de Estado foi um produto do atraso da URSS e que se concretizou depois da morte de Lênin”. Essas duas afirmações são comuns e o livro de Gabriel Teles e Aline Ferreira vem para se somar ao conjunto de obras críticas sobre o significado de Lênin e do leninismo na constituição do capitalismo de estado na antiga URSS. Através de uma análise minuciosa dos escritos de Lênin sobre materialismo, transição, taylorismo, os autores mostram que a raiz da dominação burocrática se encontra na ideologia leninista.


Sobre os Autores:


Aline Ferreira é historiadora e socióloga, doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).


Gabriel Teles é sociólogo, doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), e pesquisador pelo Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade (GPDS) e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais (NEMOS).


Comprar na Livraria Redelp

Comprar em outras livrarias

Comprar ebook.


92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram