Marx e o Autoritarismo de Bakunin

É comum ouvir dizer que na Associação Internacional dos Trabalhadores houve um embate entre o

"socialismo libertário" de Bakunin e o "socialismo autoritário" de Marx. Pois bem, esqueça isso! David Adam diz que foi justamente o contrário: o autoritarismo era de Bakunin e não de Marx. E ele não apenas diz, mas prova. E prova mostrando como Bakunin era autoritário através de seus próprios discursos e práticas. Por isso é fundamental a leitura da nova obra de David Adam lançada pela Edições Enfrentamento. E o prefácio de Nildo Viana não poupa críticas a David Adam, dizendo que ele não saiu do "jogo anarquista". Leitura imperdível para quem quer entender a polêmica Marx-Bakunin que até hoje ressoa entre marxistas e anarquistas.


Título: O Debate Marx-Bakunin sobre o Autoritarismo.

Autor: David Adam

Editora: Edições Enfrentamento.

Edição: 01.

Ano da publicação: 2020

Páginas: 84

ISBN: 978-65-88258-04-0

ISBN (EBOOK): 978-65-88258-05-7

Sinopse

O debate entre Marx e Bakunin sempre é recordado, especialmente por anarquistas, para demonstrar que o primeiro é um representante do “socialismo autoritário”, em contraposição ao segundo, que seria um representante do “socialismo libertário”. O presente livro traz vários elementos para questionar tal versão da história. David Adam realiza uma reflexão fundamentada em fontes variadas e discursos dos dois autores para demonstrar que o suposto autoritarismo de Marx é uma acusação que não se sustenta, bem como Bakunin não está isento de um autoritarismo mais intenso. O prefácio enriquece trazendo novas questões para o debate, colocando a necessidade de ampliar e aprofundar a análise do referido debate entre os principais representantes do marxismo e do anarquismo.

Texto da Orelha

Marx é autoritário! Os marxistas representam o socialismo autoritário! Quem não ouviu essa ladainha? A questão é que um embate entre dois pensadores e militantes é transformado num tribunal moral por alguns para tentarem desqualificar o representante da corrente oposta. Sectarismo, dogmatismo, debilidade teórica, falta de informação, entre outros elementos, explicam esse processo equivocado contra Marx. O livro de David Adam escapa desses problemas e reúne um conjunto de informações que mostram que essa é uma versão equivocada da história real, mostrando que o autoritarismo de Marx não passa de uma ficção.

Biografia

David Adam é um autor de Marx e o Estado, publicado pela Edições Enfrentamento, e de diversos textos em que busca resgatar o verdadeiro Marx diante dos deformadores, detratores e outros. Ele aborda os intérpretes e críticos de Marx, temáticas no pensamento deste autor (como a questão do Estado e do trabalho abstrato) e analisa sua relação com Bakunin e outros autores, bem como aborda tema como o pensamento de Lênin e comunismo de conselhos. Desta forma, David Adam resgata o marxismo autêntico e assim se torna um dos mais importantes marxistas contemporâneos.


Comprar o livro impresso

Comprar ebook (consulte aba superior, "onde comprar").

127 visualizações
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram