O marxismo diante da psicossociologia
- Edições Enfrentamento
- 16 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

A obra "Marxismo e Psicossociologia" reune artigos de destacados intelectuais franceses, tais como Georges Lapassade (autor de diversas obras, com destaque para Grupos, Organizações e Instituições; A Entrada na Vida; Chaves de Sociologia, entre outras); Serge Moscovici (autor de A Representação Social da Psicanálise; A Sociedade contra a Natureza; entre outras); Edgar Morin (autor de O Método; A Cultura de Massas no Século XX; entre outras); Jean-Claude Filloux (autor de "A Memória"; "Émile Durkheim"; "O Inconsciente", entre outras), Joseph Gabel (autor de "A Falsa Consciência"); Max Pagès (autor de O Trabalho Amoroso); Robert Pagès (autor de A Linguagem). A obra foi traduzida por Nildo Viana e acaba de ser lançada pela Edições Enfrentamento.
Temas como a questão microssocial, a burocracia, as organizações, a decisão coletiva, a dinâmica de grupo, são abordados por autores que partem da psicossociologia e do marxismo. O resultado é uma interessante discussão sobre várias questões que ganharam muito mais espaço nos dias atuais, muitos anos após essa obra pioneira.
DADOS DO LIVRO:
Organizador: Nildo Viana
Autores: Georges Lapassade, Edgar Morin, Serge Moscovici, Joseph Gabel e outros.
Título: Marxismo e Psicossociologia.
Ano de publicação: 2020.
ISBN: 978-65-00-04261-0
Páginas: 128
LIVRO IMPRESSO
Preço: 28,00
SINOPSE
A presente coletânea aborda o tema marxismo e psicossociologia, sendo esta última expressão pouco conhecida em nosso país, embora bastante utilizada em outros, especialmente na França. A relação do marxismo com a psicologia, e com a psicologia social, já possui inúmeras publicações no Brasil. Porém, sobre marxismo e psicossociologia existem poucas publicações. Isto se deve ao fato de poucos textos dos representantes da chamada psicossociologia (também conhecida como análise institucional, sociologia da intervenção, etc.) foram traduzidos para o português. No Brasil, de Georges Lapassade, foi publicado Grupos, Organizações e Instituições; Chaves de Sociologia e As Microssociologias. De René Lourau foi publicado A Análise Institucional e mais alguns poucos textos.De Max Pagès e outros autores foi publicado O Poder das Organizações. Em Portugal há um número maior de publicações, seja em coletâneas ou livros isolados. A psicossociologia é pouco conhecida principalmente no Brasil e isto aumenta a importância da publicação da presente coletânea.