Obra sobre Maurício Tragtenberg tematiza burocracia e autogestão


Erisvaldo Souza é organizador da obra "Maurício Tragtenberg: Burocracia e Autogestão", que conta com as contribuições de Alexandra Peixoto Viana, Edmilson Marques, Erisvaldo Souza, Lucas Maia, Nildo Viana e Rubens Vinicius da Silva. Tragtenberg é um dos maiores intelectuais brasileiros e se destacou pelo pensamento crítico e ousado, bem como por suas reflexões pioneiras em território brasileiro sobre a questão da autogestão e sua análise crítica da burocracia. Tragtenberg também resgatou diversos "intelectuais malditos" (o que ele denominou "marxismo heterodoxo", tais como Makhaïsky, Gorter, Bordiga, Korsch, Pannekoek, entre outros), divulgou a sociologia da burocracia de Max Weber, entre inúmeras outras contribuições. Conhecer o pensamento de Tragtenberg é fundamental para qualquer cientista social brasileiro, para qualquer militante que queira sair do mundo dos clichês da política institucional, e para quem quer discutir questões como autogestão, burocracia, ideologias administrativas, educação, entre diversas outras questões.


Título: Maurício Tragtenberg: Burocracia e Autogestão

Organizador: Erisvaldo Souza

Autores: Alexandra Peixoto Viana, Edmilson Marques, Erisvaldo Souza, Lucas Maia, Nildo Viana, Rubens Vinicius da Silva

Editora: Edições Enfrentamento.

Edição: 01.

Ano da publicação: 2021

Tamanho: 14/21

Páginas: 298

ISBN: 978-65-88258-35-4

ISBN EBOOK: 978-65-88258-36-1


SINOPSE:


Maurício Tragtenberg é um nome ímpar na intelectualidade brasileira. Tanto em suas relações pessoais quanto em suas atividades profissionais e políticas, se destacou por não seguir o hegemônico e os detentores do poder, sendo uma voz destoante. Erisvaldo Souza reúne na presente coletânea um conjunto de artigos de pesquisadores de sua obra que tematizam a vida e a obra de Tragtenberg, trazendo suas reflexões e contribuições sobre distintas temáticas, tais como a questão do modo de produção “asiático”, Estado, burocracia, pedagogia, autogestão, bem como seus vínculos com o marxismo autogestionário, sua aproximação com Max Weber, entre diversas outras questões. Esta é uma obra fundamental para compreender o pensamento de Maurício Tragtenberg, um dos mais importantes nomes da sociologia e do marxismo brasileiros.


Orelha 01

Maurício Tragtenberg produziu uma obra rica e contribuiu com a análise da burocracia e diversos outros fenômenos, bem como para a redescoberta de autores “esquecidos” pelo saber dominante e pelos modismos contemporâneos. A leitura das obras de Tragtenberg é uma necessidade, não só devido ao que já foi dito, mas também por causa de seu pioneirismo em trazer a reflexão sobre autogestão para as terras brasileiras. Assim, rememorar a obra de Tragtenberg e refletir sobre ela é um clarão nos ilumina no interior das trevas que reinam nas universidades brasileiras.


Orelha 02/Biografia


Erisvaldo Souza é Graduado em História e Especialista em Ciência Política pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Autor das obras: Música e Sociedade no Brasil: Uma Análise Crítica do Fenômeno Musical (Curitiba: Prismas, 2018) e Sociedade, Intelectualidade e Engajamento (Pará de Minas, Virtual Books, 2020).


Onde Comprar

Booktrailer (em breve)

Resenha (em breve)

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram