Para lembrar o futuro!



Lucas Maia, autor de "Violência nos Arrabaldes", acaba de lançar mais uma obra ficcional, "Lembranças do Futuro e outros contos". Na nova obra, que é o segundo volume da Coleção Bruzundangas, o futuro é um dos temas principais. Como é possível tematizar o futuro? No mundo da ficção, é possível realizar isso sob várias formas, utópicas ou ucrônicas ("distópicas"), e Maia traz uma abordagem do futuro que deixará o leitor surpreso, bem como outros contos que tratam outros temas ficcionais. É uma escrita leve, bem elaborada do ponto de vista formal e de conteúdo, e, ainda, carregada de surpresas, elementos críticos, e tudo isso cimentado por um humanismo radical que faz com que a esperança renasça numa época de desesperança.




Título: Lembranças do Futuro e outros contos

Autor: Lucas Maia.

Editora: Edições Enfrentamento.

Coleção: Bruzundangas 02

Edição: 01.

Ano da publicação: 2022

ISBN: 978-65-88258-43-9

ISBN (EBOOK): 978-65-88258-44-6

Páginas: 140


SINOPSE

O conjunto de contos de Lucas Maia é uma expressão ficcional rica que traz reflexões, indagações, emoções. Os diversos contos se complementam e, ao mesmo tempo, mantém uma unidade. Lembranças do futuro, o conto título da obra, traça o fio condutor de todos os demais, pois ele é o sentido da história. Impérios, cobiça, conflitos, caminham lado a lado com Natureza, Paz, Solidariedade, Amor e Luta. A obra de Lucas Maia é indicada para todos aqueles que gostam de literatura com crítica social e utopia.


TEXTO DA ORELHA

A obra de Lucas Maia lembra Lima Barreto e seus contos desconcertantes, que atingem em cheio a hipocrisia da sociedade de sua época, usando uma linguagem por vezes fantasiosa, mas que contém o depoimento social das mazelas da sua época perceptíveis para todos. Seus contos são histórias de militância, experiências vividas, transformadas em um final que o autor deseja, e não aquele que necessariamente ocorre no mundo, mas que está nele como tendência. Essa liberdade que move a escrita do amigo Lucas, transforma suas palavras em cenas que tantos outros já passaram, já vivenciaram e sonharam ver realizadas.

Marcos Augusto Marques Ataídes

Do Prefácio.

BREVE BIOGRAFIA DE LUCAS MAIA


Lucas Maia é militante autogestionário, doutor em Geografia e pós-doutor em Sociologia. É professor do Instituto Federal de Goiás. Desenvolve pesquisas sobre a obra de Marx e o marxismo, debatendo a constituição, desenvolvimento e tendências do pensamento marxista. A partir de uma produção intelectual engajada, dedica-se ao estudo de diversos fenômenos políticos como movimentos grevistas, movimentos sociais, movimento operário, Estado, partidos, sindicatos, organizações autônomas, experiências revolucionárias etc., apreendendo-os como modos pelos quais se manifesta a luta de classes. É editor da Revista Enfrentamento e colabora em inúmeros periódicos. Tem vários artigos publicados em revistas, bem como capítulos de livros. É autor dos livros Comunismo de Conselhos e Autogestão Social (Rio de Janeiro: Rizoma Editorial, 2015)), Nem Partidos, Nem Sindicatos: a Reemergência das Lutas Autônomas no Brasil (Goiânia: Edições Redelp, 2016) e As Classes Sociais em O Capital (Goiânia: Edições Redelp, 2020): Leitura Epistêmica de O Capital (Goiânia: Edições Enfrentamento, 2021).


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram