top of page

A Luta Negra nos Estados Unidos




Georg Rawick, representante do autonomismo norte-americano, produz uma obra que trata da história e da luta do movimento negro nos Estados Unidos. Historiador e militante político, Rawick faz uma análise interessante e necessária do movimento negro e sua relação com o movimento operário. Com nota editorial da Edições Enfrentamento e texto de outro representante do autonomismo norte-americano (cuja maior expressão foi a tendência Johnson-Forest, de CRL James, Raya Dunayevskay), Martin Glaberman, "Georg Rawick: Socialista e Historiador". Trata-se de uma leitura fundamental para quem quer conhecer uma abordagem crítica da história do Movimento Negro Norte-Americano e sua relação com o Movimento Operário.



Título: O Movimento Negro Americano


Autor: George Rawick


Editora: Edições Enfrentamento


Edição: 01


Ano: 2024


Páginas: 78


Coleção/Série: Mobilização, 02.


ISBN: 9786588258613




SINOPSE


George Rawick, importante historiador e militante político norte-americano, traz uma reflexão valiosa e necessária sobre o movimento negro nos Estados Unidos. Rawick usa todo o seu saber sobre a história da história dos Estados Unidos e do Movimento Operário para traçar uma reconstituição histórica do movimento negro nesse país, bem como mostra a relação entre este movimento e o movimento operário, mostrando seus encontros e desencontros. O autor mostra as estratégias divisionistas da classe dominante, bem como os reais conflitos e divergências entre operários brancos e negros nesse contexto. Nesse sentido, a obra traz uma importante contribuição para a compreensão da história e dinâmica do movimento negro norte-americano e ainda apresenta reflexões importantes sobre outros aspectos da luta negra e dos seus dilemas.



Texto da orelha:


Diante da ignorância das lutas sociais do passado e o do pouco conhecimento sobre o movimento negro, em geral, e nos Estados Unidos, em particular, o texto de George Rawick oferece uma excelente contribuição para pensar as lutas negras no território norte-americano e realizar o resgate memorial desse movimento social. Trata-se de uma leitura fundamental para quem quer entender a história do movimento negro norte-americano. A perspectiva de Rawick é outro elemento importante para a compreensão e análise do movimento negro e suas relações com o movimento operário na sociedade norte-americana.



Sobre o autor


George Rawick (1929-1990) foi um importante historiador e militante político norte-americano. Nascido em Chicago, Illinois, Rawick se formou na Universidade de Chicago e obteve seu doutorado na Universidade de Wisconsin-Madison. Rawick é mais conhecido por seu trabalho sobre a história dos Estados Unidos e a luta dos escravos negros norte-americanos. Ele foi um dos principais representantes da Nova Escola de História, que enfatizava a importância da história social e da experiência dos trabalhadores e dos negros e suas lutas. Sua obra mais influente é “From Sundown to Sunup: The Making of the Black Community” (1972), que explora a história da comunidade negra nos Estados Unidos desde a escravidão até a Reconstrução. Rawick também foi um militante político engajado em organizações políticas e revolucionárias, bem como era apoiador da luta pela libertação negra. Rawick lecionou em várias universidades, incluindo a Universidade de Wisconsin-Madison e a Universidade de Chicago. Ele deixou um legado importante na historiografia americana. Além disso, foi um dos representantes do autonomismo norte-americano, tendo sido próximo da tendência Johnson-Forest e integrante do Facing Reality.


Onde comprar?

Comments


  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram
Edi%C3%A7%C3%B5es%20Enfrentamento%20-%20
bottom of page