top of page

Rosa Luxemburgo e o projeto autogestionário


A Edições Enfrentamento lança uma nova edição do livro "Rosa Luxemburgo e a Autogestão Social", de Nildo Viana. Rosa Luxemburgo foi e continua sendo uma das maiores fontes de inspiração para quem quer luta pela transformação social. Nildo Viana mostra que Rosa Luxemburgo era uma crítica da social-democracia e do bolchevismo, bem como apontava para uma concepção revolucionária e autogestionária através de sua ideia de unidade entre meios e fins. É uma obra imperdível para quem quer conhecer o marxismo e/ou lutar pela transformação radical e total das relações sociais.


Título: Rosa Luxemburgo e a Autogestão Social

Autor: Nildo Viana

Editora: Edições Enfrentamento.

Edição: 01.

Páginas: 102

Formato: 14x21

Ano da publicação: 2024

ISBN: 978-65-88258-53-8

ISBN (EBOOK): 978-65-88258-57-6 

 

 

 

SINOPSE:

Rosa Luxemburgo se tornou um símbolo da luta pela liberdade. Sua importância pode ser percebida por vários elementos em sua obra, entre os quais a crítica à social-democracia e ao bolchevismo, bem como sua contribuição para se pensar a espontaneidade revolucionária e a greve de massas, entre outros aspectos. A sua obra acabou se tornando uma referência no interior do marxismo e para aqueles que buscam uma alternativa ao bolchevismo e social-democracia. Nildo Viana resgata o pensamento de Rosa Luxemburgo e o relaciona com a teoria da autogestão social, mostrando sua crítica da burocracia e defesa da autonomia do movimento operário.

 

TEXTO DA ORELHA:

Qual é a relação de Rosa Luxemburgo com a autogestão social? Nildo Viana aborda os elementos essenciais do pensamento político de Rosa Luxemburgo e demonstra que sua concepção é autogestionária, apesar de suas ambiguidades. A sua concepção resgata o pensamento de Marx e se opõe à social-democracia e bolchevismo. O resgate do pensamento de Marx faz Rosa Luxemburgo defender a espontaneidade revolucionária, a greve generalizada, os conselhos operários e retomar a concepção marxista de comunismo, ou seja, a autogestão social.

 

BIOGRAFIA

 

Nildo Viana é um expert em marxismo, tendo produzido diversas obras sobre Marx e diversos marxistas (Korsch, Pannekoek, etc.), bem como é um crítico do pseudomarxismo. Com formação profissional em sociologia, filosofia e outras áreas, é autor de diversas obras, entre as quais “O Manifesto Autogestionário”; “O Modo de Pensar Burguês”; “A Esfera Artística”; “Estado, Democracia e Cidadania”; “Karl Marx: A Crítica Desapiedada do Existente”; “A Questão da Organização Revolucionária”; “Introdução ao Pensamento de Erich Fromm”.


Onde comprar:


Leia Também:




 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram
bottom of page