O Capitalismo contra o Meio Ambiente

Paul Mattick é conhecido por suas obras sobre economia, tal como sua crítica ao keynesianismo e sua abordagem da teoria das crises do capitalismo, bem como por

suas obras políticas, abordando o marxismo, o comunismo de conselhos, o leninismo, etc. Nessa obra, ele adentra numa discussão que se tornou moda no anos 1970 e permanece em evidência até dos dias atuais: a questão ecológica. A partir do relatório de Clube de Roma e sua repercussão na Alemanha Oriental, Mattick discute a obra de um representante do Partido Comunista da Alemanha Oriental e sua adesão a uma solução estatista, bem como o célebre relatório. Mattick critica a ambos, bem como ainda realiza uma discussão sobre a relação da crise ecológica e da crise social, colocando em evidência a inseparabilidade de ambas e a necessidade da transformação social para resolver o problema ambiental.




DADOS DO LIVRO:

Título: Capitalismo e Ecologia

Subtítulo: Do declínio do capital ao declínio do mundo

Autor: Paul Mattick

Editora: Edições Enfrentamento.

Páginas: 88

Edição: 01.

Ano da publicação: 2020

ISBN: 978-65-00-04260-3


Sinopse


Uma das questões que mais preocupam a humanidade nos últimos decênios é a questão ambiental. A preservação das florestas, a defesa das baleias, a reciclagem de materiais, a camada de ozônio, a poluição, a extinção de espécies animais, o crescimento populacional, a radioatividade, entre diversos outros fenômenos, são questões ambientais. Paul Mattick aponta para uma concepção crítica em relação a algumas abordagens sobre a “crise ecológica”. Refutando aqueles que consideram que a ecologia é o grande problema da humanidade, bem como o catastrofismo ecológico, Mattick aponta para a necessidade de entender que a relação entre o meio ambiente e a humanidade só pode ser compreendido num contexto social específico, o da sociedade capitalista. Da mesma forma, afirma que sem resolver a crise social, é impossível resolver a crise ecológica.


Comprar.

70 visualizações
  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram